As empresas de TV por assinatura terão que apresentar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em 30 dias, um plano de melhoria de seus serviços e do atendimento aos clientes. A agência registrou nos últimos meses um aumento no número de reclamações de assinantes.
Representantes das empresas se reúnem nesta quinta-feira (27) com técnicos da Anatel, em Brasília, para discutir a qualidade da TV paga no país. O objetivo das reuniões desta quinta é chegar a entendimento com as empresas para evitar que a Anatel seja obrigada a tomar medidas mais duras.
Em junho, a Anatel suspendeu, por 11 dias, a habilitação de novos chips das operadoras de telefonia celular TIM, Claro e Oi em alguns estados. A proibição foi motivada pelo aumento das reclamações de clientes e pressão do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a agência.
Pela manhã, se reuniram com técnicos da Anatel representantes da GVT, Embratel e NET. Na tarde desta quinta estão previstos encontros com a Oi e a Sky.
O superintendente de Serviços de Comunicação de Massa da Anatel, Marconi Maia, disse que, entre julho de 2011 e 2012, o número de clientes de TV paga cresceu cerca de 30%, enquanto as reclamações tiveram salto superior a 100% - passaram de cerca de 7 mil para 14,8 mil.
As reclamações por erro de cobrança, problemas em reparos e no atendimento feito pelas centrais das operadoras são as que mais chegam à Anatel, informou Maia.
De acordo com ele, durante as reuniões desta sexta as empresas apontaram, como justificativa para o aumento das reclamações, problemas com terceirização dos serviços de manutenção e a falta de compreensão dos clientes sobre cobranças que são enviadas a eles.
Plano de ação
Procurada pelo G1, a GVT informou, em nota, que "atenderá integralmente a solicitação da Anatel, feita em reunião na manhã desta quinta-feira, 27 de setembro de 2012, de apresentar em 30 dias plano de ação e de investimentos para aperfeiçoar seus serviços de TV por assinatura".
A Sky disse manter "uma relação transparente e frequente com a Anatel e com os órgãos de defesa do consumidor e tem como objetivo de negócio prestar um serviço de qualidade, buscando sempre a satisfação do consumidor.”
A NET informou que apresentará, em 30 dias, seu plano para atingir o índice determinado pela Anatel, por meio de investimentos em atendimento e treinamento. "Esta é uma preocupação constante, não só por indicadores legais, mas também pela busca incessante pela excelência na prestação dos serviços." Segundo a empresa, os investimentos de 2012 "em crescimento, novos produtos e na melhoria da qualidade de serviços são da ordem de R$ 2,5 bilhões".
A Oi informou que não irá se pronunciar. A reportagem procurou e aguarda o posicionamento da Embratel.
Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Representantes das empresas se reúnem nesta quinta-feira (27) com técnicos da Anatel, em Brasília, para discutir a qualidade da TV paga no país. O objetivo das reuniões desta quinta é chegar a entendimento com as empresas para evitar que a Anatel seja obrigada a tomar medidas mais duras.
Em junho, a Anatel suspendeu, por 11 dias, a habilitação de novos chips das operadoras de telefonia celular TIM, Claro e Oi em alguns estados. A proibição foi motivada pelo aumento das reclamações de clientes e pressão do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a agência.
Pela manhã, se reuniram com técnicos da Anatel representantes da GVT, Embratel e NET. Na tarde desta quinta estão previstos encontros com a Oi e a Sky.
O superintendente de Serviços de Comunicação de Massa da Anatel, Marconi Maia, disse que, entre julho de 2011 e 2012, o número de clientes de TV paga cresceu cerca de 30%, enquanto as reclamações tiveram salto superior a 100% - passaram de cerca de 7 mil para 14,8 mil.
As reclamações por erro de cobrança, problemas em reparos e no atendimento feito pelas centrais das operadoras são as que mais chegam à Anatel, informou Maia.
De acordo com ele, durante as reuniões desta sexta as empresas apontaram, como justificativa para o aumento das reclamações, problemas com terceirização dos serviços de manutenção e a falta de compreensão dos clientes sobre cobranças que são enviadas a eles.
Plano de ação
Procurada pelo G1, a GVT informou, em nota, que "atenderá integralmente a solicitação da Anatel, feita em reunião na manhã desta quinta-feira, 27 de setembro de 2012, de apresentar em 30 dias plano de ação e de investimentos para aperfeiçoar seus serviços de TV por assinatura".
A Sky disse manter "uma relação transparente e frequente com a Anatel e com os órgãos de defesa do consumidor e tem como objetivo de negócio prestar um serviço de qualidade, buscando sempre a satisfação do consumidor.”
A NET informou que apresentará, em 30 dias, seu plano para atingir o índice determinado pela Anatel, por meio de investimentos em atendimento e treinamento. "Esta é uma preocupação constante, não só por indicadores legais, mas também pela busca incessante pela excelência na prestação dos serviços." Segundo a empresa, os investimentos de 2012 "em crescimento, novos produtos e na melhoria da qualidade de serviços são da ordem de R$ 2,5 bilhões".
A Oi informou que não irá se pronunciar. A reportagem procurou e aguarda o posicionamento da Embratel.
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