Preço da TV por assinatura no Brasil é dos mais caros do mundo
A Ancine publicou em seu site um estudo comparativo sobre o mercado de TV por assinatura no Brasil e em outros seis países. O levantamento usa como base o valor dos pacotes mais acessíveis das operadoras no mês de fevereiro/março de 2012, comparando o preço cobrado pelo serviço. Enquanto um assinante de TV português paga em média o equivalente a R$ 38 por uma assinatura, o brasileiro desembolsa mais de R$ 78 por um pacote semelhante. A Argentina vem logo atrás do Brasil, com um custo médio de R$ 74.
O preço mínimo por canal no Brasil é R$ 1,74, enquanto que o máximo chega a R$ 3,74, ante os valores de R$ 0,86 e R$ 0,89 na Argentina. Novamente o Brasil lidera o ranking dos países estudados. Vale a pena mencionar, no entanto, que em 2007 estes valores eram de R$ 1,9 e R$ 5,2, indicando um barateamento nos custos máximo e mínimo por canal no país.
Destaca-se também a pequena penetração da TV por assinatura no mercado brasileiro: apenas 12,7% (Dados de 2009). Porém o setor apresentou um crescimento vertiginoso, de 3,55 milhões de assinantes em 2001, para 12,74 milhões no 3° trimestre de 2011.
Também chama a atenção a queda na participação de mercado da Net, que passou de 49,4% em 2009 para 37% em 2011. A Embratel fez o caminho inverso, e cresceu de 6,5% para 17,9% no mesmo período. (Da redação)
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A Ancine publicou em seu site um estudo comparativo sobre o mercado de TV por assinatura no Brasil e em outros seis países. O levantamento usa como base o valor dos pacotes mais acessíveis das operadoras no mês de fevereiro/março de 2012, comparando o preço cobrado pelo serviço. Enquanto um assinante de TV português paga em média o equivalente a R$ 38 por uma assinatura, o brasileiro desembolsa mais de R$ 78 por um pacote semelhante. A Argentina vem logo atrás do Brasil, com um custo médio de R$ 74.
O preço mínimo por canal no Brasil é R$ 1,74, enquanto que o máximo chega a R$ 3,74, ante os valores de R$ 0,86 e R$ 0,89 na Argentina. Novamente o Brasil lidera o ranking dos países estudados. Vale a pena mencionar, no entanto, que em 2007 estes valores eram de R$ 1,9 e R$ 5,2, indicando um barateamento nos custos máximo e mínimo por canal no país.
Destaca-se também a pequena penetração da TV por assinatura no mercado brasileiro: apenas 12,7% (Dados de 2009). Porém o setor apresentou um crescimento vertiginoso, de 3,55 milhões de assinantes em 2001, para 12,74 milhões no 3° trimestre de 2011.
Também chama a atenção a queda na participação de mercado da Net, que passou de 49,4% em 2009 para 37% em 2011. A Embratel fez o caminho inverso, e cresceu de 6,5% para 17,9% no mesmo período. (Da redação)
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