Nível de satisfação dos usuários de cabo é de 35,8%, enquanto o porcentual no satélite é de 65,8%.
A Anatel apresentou nesta segunda-feira (6) os resultados da pesquisa de satisfação dos usuários de TV paga. No levantamento, feito por tipo de tecnologia, ficou evidente a maior satisfação dos usuários de serviços de TV por satélite (DTH) em relação a dos usuários de TV a cabo. Em verdade, entre todos os índices de satisfação dos consumidores de serviços de telecomunicações apurados pela Anatel, espécie de nota que os usuários dão de zero a 5, o serviço de TV por satélite ficou com a melhor colocação com 72,2, enquanto o índice médio de satisfação do consumidor dos serviços em geral ficou em 58,8.
Enquanto o porcentual de usuários satisfeitos em DTH ficou em 65,8%, na TV a cabo este porcentual é de 35,8%. A maior parte dos usuários entrevistados sobre o serviço de TV a cabo (55,4%) se disseram nem satisfeito nem insatisfeitos. No caso dos usuários de DTH, os usuários que conferiram notas aos serviços que os colocam nessa mesma posição (nem satisfeitos, nem insatisfeitos) somam 19,8%.
Uma explicação para o resultado da pesquisa: o nível de maturidade dos usuários da TV a cabo, versus o nível de maturidade os usuários da TV por satélite. "Houve um crescimento acelerado de DTH no último período, com o serviço chegando a locais onde o cabo não chega. São pessoas que tinham um sinal ruim e que passaram a ter imagem e som muito superior à experiência anterior. O serviço [de DTH] é melhor do que cabo? Provavelmente não, mas o usuário de cabo pode estar acostumado com aquele sinal", afirmou Roberto Pinto Martins, superintendente de Controle de Obrigações da agência. Segundo ele, é preciso ter cuidado ao avaliar a pesquisa de opinião.
Gargalos
Dentre os diversos critérios avaliados no serviço de TV por satélite (DTH), o que ficou com pior índice foi o atendimento ao assinante (57,1), seguida por pacote de canais, com índice de satisfaçao dos consumidores de 60,6. Puxou a média do índice no caso da TV por DTH a índice de satisfação com equipamentos (82) e cobrança (79,4).
Já no caso do índice de satisfação dos consumidores com a Tv a cabo, incluenciou negativamente a nota geral o quesito equipamentos, que teve índice de 34,4. O som e a imagem do serviço também teve índice abaixo da média do serviço, com 41,4 pontos, assim como o índice para o preço, de 53 pontos.
Empresas
Entre as empresas, a que registrou maior índice de satisfação dos consumidores em DTH foi a Nossa TV (75,9), seguida da Via Embratel (72, e a Sky (72,7). Entre as dez maiores empresas de cabo, a empresa com melhor índice de satisfação do consumidor foi a Jangadeiro (60,4), seguida pela Cabo Serviços (59,3) e RCA TV. A Anatel ainda não compilou os índices de satisfação por grupo econômico, mas entregará esta nova organização dos dados em cerca de um mês.
MMDS
Os usuários de TV por assinatura via micro-ondas (MMDS) estão satisfeitos com o serviço em 50,6% dos casos e 40,1% se disseram nem satisfeitos nem insatisfeitos em relação ao serviço. 8,6% foram enquadrados entre os usuários insatisfeitos.
Pesquisa
Foram entrevistadas 28,7 mil usuários de DTH, 21,53 mil usuários de TV a cabo e 8,54 mil usuários de MMDS. A pesquisa foi realizada pela Meta Pesquisas de Opinião, que venceu edital de licitação. O levantamento custou à agência R$ 5,3 milhões.
TELETIME
A Anatel apresentou nesta segunda-feira (6) os resultados da pesquisa de satisfação dos usuários de TV paga. No levantamento, feito por tipo de tecnologia, ficou evidente a maior satisfação dos usuários de serviços de TV por satélite (DTH) em relação a dos usuários de TV a cabo. Em verdade, entre todos os índices de satisfação dos consumidores de serviços de telecomunicações apurados pela Anatel, espécie de nota que os usuários dão de zero a 5, o serviço de TV por satélite ficou com a melhor colocação com 72,2, enquanto o índice médio de satisfação do consumidor dos serviços em geral ficou em 58,8.
Enquanto o porcentual de usuários satisfeitos em DTH ficou em 65,8%, na TV a cabo este porcentual é de 35,8%. A maior parte dos usuários entrevistados sobre o serviço de TV a cabo (55,4%) se disseram nem satisfeito nem insatisfeitos. No caso dos usuários de DTH, os usuários que conferiram notas aos serviços que os colocam nessa mesma posição (nem satisfeitos, nem insatisfeitos) somam 19,8%.
Uma explicação para o resultado da pesquisa: o nível de maturidade dos usuários da TV a cabo, versus o nível de maturidade os usuários da TV por satélite. "Houve um crescimento acelerado de DTH no último período, com o serviço chegando a locais onde o cabo não chega. São pessoas que tinham um sinal ruim e que passaram a ter imagem e som muito superior à experiência anterior. O serviço [de DTH] é melhor do que cabo? Provavelmente não, mas o usuário de cabo pode estar acostumado com aquele sinal", afirmou Roberto Pinto Martins, superintendente de Controle de Obrigações da agência. Segundo ele, é preciso ter cuidado ao avaliar a pesquisa de opinião.
Gargalos
Dentre os diversos critérios avaliados no serviço de TV por satélite (DTH), o que ficou com pior índice foi o atendimento ao assinante (57,1), seguida por pacote de canais, com índice de satisfaçao dos consumidores de 60,6. Puxou a média do índice no caso da TV por DTH a índice de satisfação com equipamentos (82) e cobrança (79,4).
Já no caso do índice de satisfação dos consumidores com a Tv a cabo, incluenciou negativamente a nota geral o quesito equipamentos, que teve índice de 34,4. O som e a imagem do serviço também teve índice abaixo da média do serviço, com 41,4 pontos, assim como o índice para o preço, de 53 pontos.
Empresas
Entre as empresas, a que registrou maior índice de satisfação dos consumidores em DTH foi a Nossa TV (75,9), seguida da Via Embratel (72, e a Sky (72,7). Entre as dez maiores empresas de cabo, a empresa com melhor índice de satisfação do consumidor foi a Jangadeiro (60,4), seguida pela Cabo Serviços (59,3) e RCA TV. A Anatel ainda não compilou os índices de satisfação por grupo econômico, mas entregará esta nova organização dos dados em cerca de um mês.
MMDS
Os usuários de TV por assinatura via micro-ondas (MMDS) estão satisfeitos com o serviço em 50,6% dos casos e 40,1% se disseram nem satisfeitos nem insatisfeitos em relação ao serviço. 8,6% foram enquadrados entre os usuários insatisfeitos.
Pesquisa
Foram entrevistadas 28,7 mil usuários de DTH, 21,53 mil usuários de TV a cabo e 8,54 mil usuários de MMDS. A pesquisa foi realizada pela Meta Pesquisas de Opinião, que venceu edital de licitação. O levantamento custou à agência R$ 5,3 milhões.
TELETIME