Para manter sua posição de líder em TV por assinatura na América Latina e competir com o número crescente de operadoras locais de televisão, a DirecTV está intensificando sua estratégia na região. Recentemente na conferência da Morgan Stanley Technology e Media & Telecom, Bruce B. Churchill, vice-presidente executivo e CEO da DirecTV América Latina falou sobre os negócios da operadora de DTH na região e o que a empresa está planejando para 2013.
Churchill destacou a construção de três novos satélites para a região e da evolução dos mercados onde a empresa de foca, incluindo Brasil, Colômbia, Venezuela e Argentina. Ele também mencionou a possível aquisição da operadora brasileira GVT, dizendo que, apesar de que seria bom oferecer serviços triple-play, não é uma necessidade absoluta e que a empresa teria que comprar a um preço que agrega valor para os acionistas.
Na opinião de Churchill, o Brasil é um dos alvos principais da empresa. Ele disse que, com 60 milhões de domicílios, a penetração ainda é muito baixa em cerca de 27% ou 28%. No entanto, houve um aumento de cinco pontos percentuais no ano passado, que ele vê como um aumento significativo. Quanto ao setor pan-americano - que inclui Argentina, Caribe, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Porto Rico, Venezuela e Uruguai - Churchill acredita que o impacto da DirecTV varia muito em diferentes países, mas, mesmo nesses mercados com alta penetração, como a Argentina, a empresa tem um enorme crescimento, particularmente com o seu produto pré-pago. Churchill também destacou o caso da Colômbia, um mercado onde a empresa tem grandes expectativas porque a indústria foi formalizado ao longo dos últimos quatro ou cinco anos, e algumas de suas estruturas de regulação tornaram-se mais favoráveis para as empresas, disse ele.
Já a Venezuela é um caso diferente. O país desvalorizou sua moeda há um mês, afetando as operações da empresa lá. Churchill disse que a DirecTV tem 1,5 milhões de assinantes na Venezuela, onde é líder de mercado e tem um lucro substancial. Ele disse que a única coisa que restringe o crescimento, há a impossibilidade de retirar dinheiro do país para comprar STBs (set-top box). No entanto, apesar de todas as restrições, ele disse que há mecanismos que permitem a empresa para fazer isso.
A DirecTV planeja lançar três novos satélites na região nos próximos anos. Churchill disse que a empresa tem dois satélites a serem lançados em breve, que estão sendo construídos para a plataforma pan-americana. Ele também mencionou que a empresa está prestes a fechar as negociações sobre um novo satélite para o Brasil para adicionar capacidade extra devido à popularidade crescente do HD na América Latina.
De acordo com o Churchill, o primeiro satélite pan-americano será lançado até o final de 2013 ou no início de 2014. Ele ressaltou que o segundo satélite servirá apenas como um backup e não vai adicionar capacidade. Já o terceiro satélite será destinado exclusivamente ao mercado brasileiro e é susceptível de ser lançado nos próximos três anos. Ele disse que isso iria adicionar capacidade para um par de centenas de canais adicionais.
Finalmente, Churchill destacou o desenvolvimento do mercado pré-pago na região e afirmou que o serviço pan-americano tem sido muito bem sucedido, ao contrário do Brasil, onde o serviço não conseguiu decolar ainda. Ele disse que a DirecTV teve a experiência mais bem sucedida no mercado de televisão por assinatura e acrescentou que as receitas nesta área são realmente muito boas.
http://www.rapidtvnews.com/index.php/2013030126590/directv-steps-up-latin-american-strategy.html (em Inglês)
Última edição por Eduardo Trigo em Dom Ago 04, 2013 11:01 pm, editado 1 vez(es)