O ano de 1996 foi realmente movimentado em matéria de lançamento de canais. Além da GloboNews, USA Network, Shoptime, Nickelodeon e TV Senac, foram apresentados ao público brasileiro outros dois canais, ambos dedicados exclusivamente às crianças.
Em outubro, estreou no Brasil o primeiro deles: a FOX Kids Network, fruto de uma parceria entre a FOX e a Saban Entertainment (produtora de seriados como a franquia "Power Rangers"). O que antes era um bloco de programação infantil do Canal FOX, tornava-se um canal 24 horas, com atrações para crianças de 2 a 17 anos. Os destaques da programação eram séries de super-heróis como "V.R. Troopers" e "Masked Rider" e desenhos animados da Marvel, como "X-Men" e "O Homem Aranha".
A FOX Kids foi pioneira entre as redes infantis na apresentação de programas gravados especialmente para a América Latina. Em junho de 1997, o canal estreou blocos de programação em inglês, português e espanhol, no qual seis VJs, vindos de diferentes países, conversavam e chamavam as próximas atrações. Os apresentadores eram José Felipe Padrón, de Cuba; Sebastián Aza, da Argentina; Connie Llanos, da Colômbia; Gershom Benítez, de El Salvador; e os brasileiros Michelle Nordin e Julio Reis. A primeira operadora a transmitir a FOX Kids no Brasil foi a SKY, que possuía a exclusividade entre as operadoras via-satélite, já que ambas as empresas tinham forte participação da News Corporation. Em seguida, o canal infantil foi disponibilizado pela NET e pela TVA, que também já transmitiam o Canal FOX; e por algumas operadoras independentes. Cinco anos após seu lançamento, a FOX Kids seria vendida para o grupo Disney, como veremos mais adiante.
Ainda no final de 1996, estreou no Brasil o Discovery Kids, segundo canal programado pela Discovery Networks na América Latina. Lançado inicialmente em espanhol, o canal trouxe em sua grade programas educativos voltados ao público infanto-juvenil. Entre essas produções, estavam as prestigiadas séries "Teletubbies" e "Bob, O Construtor".
O Discovery Kids sempre se destacou entre os demais canais infantis pelo fato de todos os seus programas, sem exceção, conterem teor educativo e livre de violência. Tamanha era a preocupação do canal com a educação que até mesmo durante os intervalos comerciais eram apresentados jogos, trívias e informações de ensino para crianças em fase de desenvolvimento. Entre os programetes que fizeram sucesso nos primeiros anos do canal, estavam "Vejo Vejo", que estimulava a criança a adivinhar objetos focalizados em close; "Mundo de Papel", que mostrava animais e objetos feitos em origami; e "Manimais", que ensinava as crianças a fazer bichos de sombra com as mãos.
Assim como o Cartoon Network e a Nickelodeon, em pouco tempo de transmissões no Brasil, a FOX Kids e o Discovery Kids caíram nas graças dos pequenos assinantes, justificando o pronto lançamento de sinais exclusivos em português. Com o passar dos anos, os canais infantis mostraram-se altamente rentáveis em matéria de publicidade.
Siga SKY BRASIL no Twitter
Participe da comunidade SKY BRASIL no Orkut
Fonte: Tv Magazine