A HBO reestruturou sua oferta de espaços publicitários, eliminando os comerciais em seus canais premium (HBO, HBO2, Max e Max HD) e reforçando as ações nos canais básicos.
Com isso, a programadora alinha sua oferta no Brasil e na América latina com o restante dos territórios em que atua. O Brasil era o único país com publicidade nos canais premium.
O canal-chave desta nova oferta é o Cinemax. O canal foi reposicionado como básico, e exibe conteúdos veiculados originalmente nos canais premium, inclusive os filmes e séries originais da HBO, em uma segunda janela. O canal foi repaginado, com nova programação visual, e o feed brasileiro está 100% dublado em português. “É uma oportunidade que o anunciante agora tem de veicular em um canal HBO com grande alcance”, disse Renata Lorena, diretora de ad sales da programadora. O Cinemax tem hoje 9 milhões de assinantes no Brasil, contra 3 milhões dos canais premium, segundo a HBO.
O canal aponta como um de seus diferenciais o fato de ter poucos espaços comerciais, “um terço do inventário de um canal convencional”, diz Renata, o que daria mais exclusividade aos anunciantes. Também, diz, permite formatos flexíveis e até mesmo ações de product placement, nos programas produzidos no Brasil, como “Caos”.
Evento
Para promover a venda de publicidade nos canais básicos, a HBO realiza esta semana em São Paulo seu primeiro Countdown, evento no qual os mídias podem degustar a programação dos canais Cinemax, E!, Bio, A&E e History.
Segundo Miguel Oliva, VP de relações públicas e corporate affairs da HBO Latin America Group, a programadora resolveu fazer este evento agora por conta do tamanho ao qual chegou o mercado brasileiro e seu crescimento. “É algo que devíamos ter feito antes, mas agora tornou-se viável”, disse. Ele conta que toda a operação de venda de publicidade para a América Latina será centralizada a partir de São Paulo.