O presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), João Rezende, disse nesta quinta-feira (27) que o problema da SKY Brasil não afeta os trabalhos desempenhados pela agência na área de TV por assinatura e que a irregularidade identificada é "um problema da empresa".
De acordo com reportagem da agência Reuters, investigações internas iniciadas pela americana DirecTV (mesmo grupo da SKY) revelaram falhas no registro de clientes cadastrados no Brasil.
A manipulação teria ocorrido a partir da ação de funcionários brasileiros, com intenção de inflar a base de usuários.
Em 2012, os registros levados à Anatel indicavam que a empresa tinham 100 mil assinantes a mais que em sua base real. Até o fim de março deste ano já eram 200 mil clientes a mais.
A companhia teria no Brasil, até 31 de maio, 5.212.359 assinantes.
Para Rezende é de interesse da companhia manter o cadastro "enxuto" e "ajustado".
"Para a Anatel o problema é estatístico. Nós achamos que o interesse maior em manter o cadastro correto é sempre da empresa, porque isso gera custos para ela. Para nós não muda nada. É meramente estatístico", destacou.
Segundo ele, cabe às empresas do setor de telecomunicações informar à agência, mensalmente, qual é o seu número de clientes.
"Problemas como esse prejudicam o mercado. No caso de TV por assinatura, não há cobrança de taxa de fiscalização, como há na telefonia móvel. Se ocorresse com uma empresa de celular aí o problema seria maior", explicou o presidente.
Ainda de acordo com Rezende, neste momento, a agência não avalia ou discute aplicar qualquer medida para punir a SKY.
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/06/1302275-para-anatel-irregularidade-da-sky-brasil-e-um-problema-da-empresa.shtml
De acordo com reportagem da agência Reuters, investigações internas iniciadas pela americana DirecTV (mesmo grupo da SKY) revelaram falhas no registro de clientes cadastrados no Brasil.
A manipulação teria ocorrido a partir da ação de funcionários brasileiros, com intenção de inflar a base de usuários.
Em 2012, os registros levados à Anatel indicavam que a empresa tinham 100 mil assinantes a mais que em sua base real. Até o fim de março deste ano já eram 200 mil clientes a mais.
A companhia teria no Brasil, até 31 de maio, 5.212.359 assinantes.
Para Rezende é de interesse da companhia manter o cadastro "enxuto" e "ajustado".
"Para a Anatel o problema é estatístico. Nós achamos que o interesse maior em manter o cadastro correto é sempre da empresa, porque isso gera custos para ela. Para nós não muda nada. É meramente estatístico", destacou.
Segundo ele, cabe às empresas do setor de telecomunicações informar à agência, mensalmente, qual é o seu número de clientes.
"Problemas como esse prejudicam o mercado. No caso de TV por assinatura, não há cobrança de taxa de fiscalização, como há na telefonia móvel. Se ocorresse com uma empresa de celular aí o problema seria maior", explicou o presidente.
Ainda de acordo com Rezende, neste momento, a agência não avalia ou discute aplicar qualquer medida para punir a SKY.
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/06/1302275-para-anatel-irregularidade-da-sky-brasil-e-um-problema-da-empresa.shtml